Relação de Variáveis com o Desempenho de Estudantes na Educação Profissional a Distância

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  • Título: Relação de Variáveis com o Desempenho de Estudantes na Educação Profissional a Distância
  • Autor(es): Eduardo Dalcin, Ilse Abegg e Paulo Sergio Ceretta
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 08/11/2022
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1773
  • Código do Recurso: 17722
  • Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a relação da interação, interatividade, atribuições, qualidade de vida do estudante e atribuições do professor com o desempenho de estudantes da EaD/IFFAR. Como metodologia de pesquisa, utilizou-se a pesquisa ação. No 1º Ciclo (Pesquisa-Ação Diagnóstico), os estudos geraram evidências de que os estudantes da EaD/IFFAR se caracterizam como um público adulto, a maioria constituída pelo gênero feminino, estudantes masculinos possuem uma média de alfabetização digital superior, enquanto estudantes femininos possuem um desempenho melhor. No 2º Ciclo (Intervenção Disciplina), observou-se que na disciplina que recebeu o processo de intervenção, os estudantes apresentaram os maiores índices de interação e desempenho. E, finalizando o 3º Ciclo (Definição do Modelo Estrutural), confirmou-se o objetivo de pesquisa ao qual relaciona as Atribuições do Estudante com o seu desempenho escolar. Além de possuir uma relação direta e positiva, registrou os maiores índices de coeficiente de explicação (R²), contendo o índice mais alto do modelo, sendo classificado como moderado e significante. Destaca-se ainda que, a relação entre a variável Atribuição do Estudante e Desempenho, foi a que registrou o maior efeito da pesquisa, sendo também classificada com um efeito moderado.  
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