Análise de Comentários em Vídeos de um MOOC: o Curso É Aberto e os Sentimentos Também

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17729

  • Título: Análise de Comentários em Vídeos de um MOOC: o Curso É Aberto e os Sentimentos Também
  • Autor(es): Napoliana Silva de Souza e Gabriela Perry
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 21/09/2022
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1840
  • Código do Recurso: 17729
  • Descrição: A abertura é uma das principais qualidades incorporadas aos Cursos Online Massivos e Abertos (MOOCs). A partir deste atributo os estudantes ganharam espaços e liberdade para criar, comunicar e se expressar em plataformas de aprendizagem. Nesse contexto, é comum a exposição textual em MOOCs, possibilitando aos estudantes o compartilhamento de seus pensamentos de forma aberta. Esses pensamentos representados textualmente estão acompanhados de sentimentos que muitas vezes não são notados por professores. Diante disso, esta pesquisa foi guiada pelo objetivo de identificar os sentimentos expostos de maneira aberta em comentários de vídeos de um MOOC, disponíveis no YouTube. O conceito de pensamento aberto foi a abordagem teórica que ofereceu suporte ao estudo. A análise de sentimentos foi efetivada por meio de uma composição metodológica fundamentada no uso de dicionário, e um processo de mineração de mídias sociais. O MOOC foi composto por 11 vídeos, e teve o total de 111 comentários. Os resultados levaram a identificação de quatro grupos de expressão de sentimentos: agradecimento, apreciação, indagação e reconhecimento. Os sentimentos prevalentes são positivos e direcionados principalmente para o professor e ao conteúdo do curso. 
© Canal CECIERJ 2024