Conteúdos em Áudio: o Uso do Podcast como Recurso Educacional na Disciplina de Histologia

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  • Título: Conteúdos em Áudio: o Uso do Podcast como Recurso Educacional na Disciplina de Histologia
  • Autor(es): Sofia Tosta, Ellen Eduarda Fernandes, Luana Marotta Reis de Vasconcellos, Miguel Angel Castillo Salgado e Marianne Spalding
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 26/10/2022
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1961
  • Código do Recurso: 17741
  • Descrição: O crescente uso de ferramentas online e mídias digitais e a velocidade com a qual as informações tornam-se disponíveis ao longo dos últimos anos, vêm requerendo adaptações dos ambientes educacionais. Recentemente, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o mundo presenciou profundas mudanças no cenário educacional, havendo uma verdadeira disruptura no processo de ensino e aprendizagem, que passou forçosamente a ser mediado pelas interfaces digitais. No presente trabalho será apresentada uma experiência, no âmbito das educações realizadas em outras presencialidades, desenvolvida em um curso de Odontologia de uma universidade pública brasileira, durante o período de pandemia. Um podcast, com 20 episódios, foi implementado como recurso educacional complementar, na disciplina de Histologia. O podcast foi disponibilizado na plataforma Spotify e associado a uma conta no Instagram para divulgação e veiculação de material, como resumos e fotos do banco de lâminas da disciplina. Ao término do ano letivo foi enviado um formulário para avaliar a percepção dos estudantes usuários do podcast. O projeto alcançou 1.262 pessoas, incluindo 14 estrangeiros. Dos 87 participantes que responderam o formulário, 89,7% perceberam grande melhora no entendimento da matéria após ouvir o podcast e 96,6% classificaram o conteúdo como excelente. Os resultados trazem uma experiência exitosa durante o ensino remoto emergencial, reforçando a possibilidade da adoção de novas tecnologias digitais, que possam privilegiar atividades à distância e com potencial de gerar maior engajamento e autonomia dos estudantes.
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