Integração de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação por Docentes do Ensino Superior Durante a Pandemia da COVID-19

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17967

  • Título: Integração de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação por Docentes do Ensino Superior Durante a Pandemia da COVID-19
  • Autor(es): Maria Augusta Vasconcelos Palácio, Iukary Takenami, Laí­s Barreto de Brito Gonçalves e Roberta Stofeles Cecon
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 29/04/2022
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1598
  • Código do Recurso: 17967
  • Descrição: O distanciamento social e a quarentena, medidas restritivas de saúde pública para conter a pandemia da COVID-19, têm impactado os sistemas educacionais. A realização de aulas remotas tem causado muitas discussões entre educadores, especialmente acerca do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Objetiva-se conhecer o processo de integração de TDIC por docentes do ensino superior durante a pandemia da COVID-19 e discutir desafios e possibilidades percebidas frente à necessidade do ensino remoto. Estudo transversal, de abordagem exploratório-descritiva. Dos 48 docentes que participaram do estudo, 29 (60,4%) relataram ter conhecimento prévio sobre as TDIC. A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem e das salas de aula on-line intensificou-se significativamente após o início da pandemia. As principais dificuldades percebidas são a falta de motivação, de internet compatível e de conhecimento. Ainda percebe-se a ausência de políticas públicas e institucionais que abarquem as necessidades para uma completa e eficiente integração de TDIC no ensino superior.
© Canal CECIERJ 2024