Mudando o Foco da Avaliação: Estudo de Alternativas Possíveis para a Avaliação Escolar

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17968

dc.type Text
dc.title Mudando o Foco da Avaliação: Estudo de Alternativas Possíveis para a Avaliação Escolar
dc.description Este trabalho buscou desenvolver um método de relativização da média aritmética das notas para obtenção do resultado final na avaliação escolar, utilizando para isso um curso no formato EaD para professores da Educação Básica em formação continuada, refletindo sobre a prática avaliativa nas escolas e a nota final obtida por média aritmética. O curso procurou instrumentalizar os professores, oferecendo alternativas de análise para o resultado final, discutindo possíveis problemas relacionados à média aritmética das notas. A metodologia utilizada neste estudo, de cunho qualitativo, envolveu a aplicação de um curso de formação docente continuada online e posterior análise de depoimentos relativos ao uso da metodologia avaliativa nele proposta, colhidos da própria plataforma de curso e, anos após, realizando nova coleta de depoimentos com os mesmos sujeitos, por meio da plataforma Google Forms. Percebemos a aceitação dos participantes com relação à prática avaliativa proposta, inclusive declarando uso presencial desta metodologia nas escolas e divulgação entre os colegas.
dc.creator Cristina Oliveira Maia e Denise Lannes
dc.created 2022-10-20
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17968/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1713
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
© Canal CECIERJ 2025