Arquitetura Pedagógica para Novos Objetos Digitais de Aprendizagem visando a Computação Afetiva

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17969

dc.type Text
dc.title Arquitetura Pedagógica para Novos Objetos Digitais de Aprendizagem visando a Computação Afetiva
dc.description Nesta pesquisa, buscou-se discutir uma necessidade pedagógica que vem se destacando celeremente nos últimos anos e, principalmente, devido ao fenômeno da pandemia causado pelo coronavírus: a urgência de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) capazes de potencializar a sensação de pertencimento nos estudantes. A fundamentação metodológica dessa pesquisa foi subdividida em três momentos e por meio de natureza triangular: bibliográfica, qualitativa e exploratória-retrodutiva, ou seja, a de responder uma hipótese com fins de aplicabilidade: como seria possível a relação afetiva por meio de um ambiente virtual que busca promover a aprendizagem? O resultado alcançado nesse levantamento demonstrou que existem alguns fatores que devem ser considerados na relação afetiva e o sentimento de pertencimento entre os estudantes quando experienciam um Objeto Digital de Aprendizagem (ODA). Para isso, os critérios considerados para o desenvolvimento desse objeto foram: a qualidade de acesso à Internet, a arquitetura pedagógica do ambiente virtual e a experiência neurocognitiva com os objetos digitais. Diante dessa questão, o objetivo final dessa pesquisa foi idear um ODA, tendo como mote as dores dos estudantes de uma Instituição de Ensino Superior (IES). O intuito foi o de apresentar uma proposta de ODA pensado de forma situacional, a fim de potencializar o uso do próprio AVA, e de instigar o sentimento de pertencimento a um lugar (virtual) entre docente e discente, ou seja, a relação afetiva mesmo em ciberespaço. Por fim, apresentou-se um protótipo de ODA denominado ?Conecta Mais?, a fim de estimular a aprendizagem coparticipativa entre estudantes, docentes e comunidade. Esse objeto se encontra em fase piloto de aplicação em uma Instituição de Ensino Superior do Estado do Paraná.  
dc.creator Gustavo Luiz Gava e Mariana Haviaras
dc.created 2023-05-29
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17969/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v13i1.1736
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Sentimento de pertencimento
© Canal CECIERJ 2025