Jornada de Estudos para Educação Onlife: um Relato de Experiência

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17970

  • Título: Jornada de Estudos para Educação Onlife: um Relato de Experiência
  • Autor(es): Kári Lúcia Forneck, Lucimara Fiorese e Érika Luí­se Benini
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 14/07/2022
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1754
  • Código do Recurso: 17970
  • Descrição: A educação em tempos contemporâneos vem requerendo dos professores adaptações, considerando a inserção de Tecnologias Digitais (TD) em suas práticas de ensino. Para isso, é importante oportunizar contextos de formação continuada de professores para o uso de TD em sala de aula. Considerando esse cenário, o presente estudo relata a experiência de uma jornada de estudos acerca do uso de Tecnologias Digitais, para o desenvolvimento da educação onLIFE e do letramento digital. Assim, num primeiro momento, apresenta-se a execução da Jornada de Estudos: Ensino, Linguagens e Tecnologias, desenvolvida para discutir temáticas relevantes ao uso de TD em contextos de aulas remotas; num segundo momento, são apresentadas percepções dos professores participantes acerca da experiência formativa, obtidas por meio de formulários online. O conteúdo das respostas foi analisado a partir de uma aproximação com a Análise Textual Discursiva, em que emergiram três categorias: "a formação continuada e os desafios da tecnologia", "vivemos em tempos de conexão?!" e "a prática docente em tempos de hiperconexão: leitura e escrita em ambientes digitais". Como resultados, podem ser destacadas a) a necessidade de aprofundar discussões sobre a presença ou ausência de Tecnologias Digitais em sala de aula, b) a importância de oportunizar formações continuadas conectadas com as Tecnologias Digitais; e c) o uso de tecnologias em sala de aula, como percepção da educação onLIFE, que se dá por meio de plataformas, recursos e ferramentas digitais que são percebidas pelos docentes como contribuições de aulas hiperconectadas que promovem letramento digital.
© Canal CECIERJ 2025