Ensino à Distância no Contexto Universitário Brasileiro: uma Revisão de Escopo Baseada em Indicadores de Barreiras e Oportunidades

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17972

  • Título: Ensino à Distância no Contexto Universitário Brasileiro: uma Revisão de Escopo Baseada em Indicadores de Barreiras e Oportunidades
  • Autor(es): J. Laize S. Oliveira e Rina Ricci-Cagnacci
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 02/06/2022
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1794
  • Código do Recurso: 17972
  • Descrição: No cenário de uma pandemia sem precedentes, como reflexos da necessidade de distanciamento social, as discussões sobre o ensino à distância constituem-se em uma temática emergente no Brasil. Um dos subtemas nesta linha investigativa aborda os aspectos qualitativos desta modalidade de ensino. Como resultado destes estudos, evidenciam-se mudanças abruptas, principalmente nas práticas pedagógicas "? perdas que revelam imparidades na captação do conhecimento. Dentro destas reflexões, este estudo mapeia as principais lacunas do uso da modalidade de ensino EaD nas universidades brasileiras. Os processos metodológicos compreendem uma revisão de escopo constituída em 90 artigos científicos e análises de palavras-chave por meio do software IRAMUTEQ. Os resultados sugerem que as dificuldades de adaptação a este cenário são agravadas por desafios pertinentes à conjuntura tecnológica, seja nas discussões sobre acessibilidade ou sobre investimentos na formação complementar dos docentes. Estas lacunas propõem que tal modalidade não se sustenta como meio educativo no país. Todavia, algumas oportunidades são reveladas ao longo do texto.
© Canal CECIERJ 2024