Ensino Remoto Emergencial: Desafios e Saberes Docentes na perspectiva dos Estudantes

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17974

  • Título: Ensino Remoto Emergencial: Desafios e Saberes Docentes na perspectiva dos Estudantes
  • Autor(es): Socorro Aparecida Cabral Pereira, Maria de Cássia Passos Brandão Gonçalves e Alessandra Bueno De Grandi
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 16/05/2023
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1871
  • Código do Recurso: 17974
  • Descrição: O trabalho em tela tem como objetivo compreender os desafios e os saberes docentes construídos e mobilizados no Ensino Remoto Emergencial (ERE) por um grupo de professores de uma universidade pública baiana. Assim, buscamos analisar os principais desafios apresentados pelos/as discentes sobre o ERE, bem como mapear os saberes construídos e mobilizados pelos/as docentes no contexto das salas de aulas online, a partir da ótica dos/as estudantes. Para tanto, utilizamos como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, já que nossos estudos visam à superação do paradigma positivista e à emergência da assunção da subjetividade como fato inerente à composição da realidade estudada. A compreensão do modo como os sujeitos experimentaram e interpretaram as suas experiências nas salas de aulas online, no cenário de isolamento social imposto pela pandemia, possibilitou a emergência de duas categorias: uma, relativa aos desafios enfrentados pelos/as estudantes, intitulada por nós como Centralidade da docência no modelo clássico de comunicação um-todos e, outra, categorizada como Saberes docentes: construídos/mobilizados no ERE, que são: saberes tecnológicos, saberes da mediação docente online e saberes afetivos. Observamos, nas falas autorizadas dos sujeitos, vários desafios enfrentados no ERE, tanto pelos/as discentes quanto pelos/as docentes, nas quais destacamos a construção de novos saberes e estratégias de ensino mediadas pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de mais investimento em pesquisas nessa área e em projetos e ações que avancem em direção a uma pedagogia universitária que reconheça os saberes da docência e reflita sobre eles. 
© Canal CECIERJ 2024