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dc.type | Text |
dc.title | Presencialidade a Qualquer Distância: A Atualização do Virtual em Tempos de Práticas de Ensino Emergencial |
dc.description | Esse artigo relata uma pesquisa desenvolvida com docentes do ensino superior durante o período da pandemia da Covid-19 questionando de que forma tais docentes fizeram a transposição das aulas presenciais para aulas remotas. Tomou-se como norteadores os conceitos de presencialidade (ou presença social) desenvolvido por Biocca (1997) e virtualidade desenvolvido por Deleuze e Guattari (1995) além de Levy (2003). Os depoimentos foram colhidos através de um formulário online, enviado pelo Google Forms, no mês de maio de 2020. Responderam ao formulário 57 professores. A partir da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) elegeu-se as seguintes categorias: as interfaces humanas presentes no processo de mediação; interfaces artificiais como suporte ao processo de aprendizagem. À luz dessas categorias, percebeu-se que 30% do conteúdo dos depoimentos dados pelos professores diz respeito ao uso de interfaces artificiais e 70% relacionam-se às interfaces humanas. E ainda, quer seja de educação remota, à distância, ou online, apesar de professores e estudantes estarem fisicamente em outros espaços, o uso das tecnologias virtuais aumentam, significativamente, o poder de contato e comunicação. Nesse sentido, a tecnologia torna-se um modo potente que pode conduzir a aprendizagem. |
dc.creator | Vanina Dias e Ione Aparecida Neto Rodrigues |
dc.created | 2023-06-20 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17978/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1910 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Ensino remoto emergencial |