Educação a Distância e Ensino Remoto Emergencial: Conceitos em Debate

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dc.title Educação a Distância e Ensino Remoto Emergencial: Conceitos em Debate
dc.description  Esta pesquisa bibliográfica tem por objetivo discutir as semelhanças e diferenças entre os conceitos de educação a distância (EaD), ensino remoto emergencial (ERE) e outras novas denominações surgidas com a adoção do ERE nas escolas de educação básica no período pandêmico. Para isso, foram utilizados referenciais teóricos acerca da EaD e do ERE sobre a terminologia empregada para designar o ERE adotado na rede pública estadual de Minas Gerais (MINAS GERAIS, 2020; TOLEDO, 2021). Os resultados das discussões apontaram para convergências e divergências entre EaD e ERE. A mediação do processo de ensino e aprendizagem pelas tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) é similar em ambos os casos, porém a regulamentação oficial como modalidade de ensino é reconhecida apenas na EaD. O ERE foi adotado, por sua vez, como estratégia interina para a minimização das consequências do fechamento das escolas da educação básica devido às condições impostas pela pandemia de Covid-19. Diante disso, este trabalho apresenta discussões complementares a estudos prévios sobre ambas as terminologias, EaD e ERE, adicionando uma discussão sobre o contexto da rede básica pública do estado de Minas Gerais. Por fim, espera-se contribuir com a reflexão e a análise da influência dos conceitos aqui abordados diante de práticas adotadas na referida rede de ensino, no período mais crítico da pandemia de Covid-19. 
dc.creator Stefani Moreira Aquino Toledo
dc.created 2023-06-06
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17979/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1918
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Educação a distância
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