Educação Personalizada e Avaliação para Aprendizagem em Ecossistemas Digitais – Análise de um Curso de Formação Docente em Contexto Pandêmico sob a Ótica do Professor Formador

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17980

dc.type Text
dc.title Educação Personalizada e Avaliação para Aprendizagem em Ecossistemas Digitais – Análise de um Curso de Formação Docente em Contexto Pandêmico sob a Ótica do Professor Formador
dc.description  O presente artigo tem como objetivo analisar, a partir da observação da professora formadora, o nível de aproveitamento dos docentes participantes de um curso de formação continuada. O curso foi denominado "Avaliação da Aprendizagem em Ecossistemas Digitais", tendo sido realizado entre junho e julho de 2021, no âmbito do programa de formação continuada de uma universidade no estado de Alagoas, durante o período pandêmico. A análise consiste em verificar a apropriação dos conteúdos sobre ecossistemas de aprendizagem e educação personalizada, discutidos no curso pelos docentes participantes. Objetiva ainda vislumbrar as perspectivas destes participantes realizarem uma avaliação para aprendizagem discente, no contexto formativo, a partir de uma metodologia que abranja o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e que privilegie o protagonismo do aluno. O texto aborda três temáticas centrais, a saber: a educação personalizada e sua relação com os ecossistemas digitais de aprendizagem, a avaliação formativa e a formação docente universitária. A pesquisa realizada foi de natureza bibliográfica, bem como optou-se pelo método qualitativo; ademais, foi selecionado o método da pesquisa-formação (SANTOS, 2018). Os resultados da pesquisa apontam para a aquisição de conhecimentos significativos sobre avaliação formativa, ecossistemas de aprendizagem, ensino híbrido, educação personalizada e metodologias ativas, por parte dos cursistas.??Ademais, com base na análise dos planos de ensino, foi possível inferir que o curso impactou positivamente na reconfiguração das disciplinas futuras dos participantes.
dc.creator Regina Maria Ferreira da Silva Lima, Cleide Jane de Sá Araújo Costa e Josenilda Rodrigues de Lima
dc.created 2023-05-26
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17980/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1920
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Avaliação da aprendizagem
© Canal CECIERJ 2024