Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17981
dc.type | Text |
dc.title | Formação Pedagógica das Licenciaturas em EaD do Consórcio CEDERJ |
dc.description | Este artigo se justifica pela atual demanda, em virtude das Reformas Curriculares que estão em andamento nos cursos de licenciaturas do Brasil, de estabelecimento de uma relação entre os componentes curriculares de formação de professores nas licenciaturas, as formas contemporâneas de organização curricular em EaD e a diversidade de repertório instrumental que estes modelos podem favorecer. Os objetivos são: - Detalhar a formação pedagógica das licenciaturas CEDERJ, de modo a contribuir para a formação de professores em EaD; - Apresentar o quantitativo de licenciandos inscritos nas disciplinas pedagógicas em 2022.1 e comparar com o semestre anterior à Pandemia de Covid-19 (2019.2). Realizou-se um estudo de natureza teórico aplicada, fundado em um procedimento de pesquisa documental descritiva, cujo levantamento de dados se deu a partir do Sistema Acadêmico do CEDERJ (Sistacad), das salas de aula da Plataforma, bem como do exame detalhado das ementas das disciplinas pedagógicas. Verificou-se que os componentes curriculares pedagógicos que compõem as licenciaturas CEDERJ apresentam-se em três grandes blocos: os Fundamentos da Educação, as Práticas Pedagógicas e os Estágios Supervisionados. Tais disciplinas buscam integrar conceitos, metodologias e práticas e subsidiar o exercício do pensamento crítico sobre teorias e práticas pedagógicas, bem como a construção de uma prática reflexiva, autônoma e criativa. Com relação às inscrições em disciplinas, não se observou diferença significativa entre os semestres analisados. Conclui-se que a formação para o exercício da docência na atualidade demanda uma articulação teórico-técnico-pedagógica que possibilite a análise das relações entre os conteúdos de ensino e os diferentes modos de ensinar, bem como das possibilidades de fomentar a construção do vínculo entre o professor e o estudante na EaD. |
dc.creator | Maria Letícia Cautela de Almeida Machado |
dc.created | 2023-06-21 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17981/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v13i1.1927 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Educação a distância |