LabERE – Andanças do Percurso Ocorrido e Incorporado, como Experiência de Atividade Remota em Grupo de Pesquisa

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17994

  • Título: LabERE – Andanças do Percurso Ocorrido e Incorporado, como Experiência de Atividade Remota em Grupo de Pesquisa
  • Autor(es): Raimundo Saraiva e José Antônio Carneiro Leão
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 16/05/2023
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1965
  • Código do Recurso: 17994
  • Descrição:  Este estudo tem como objetivo descrever o processo utilizado para sensibilizar a continuidade das andanças realizadas de forma remota no âmbito de um Programa de Pós-Graduação Stricto Senso, durante o contexto da Pandemia do covid-19. A inquietação foi: como comunicar aos integrantes de um Grupo de Pesquisa, aspectos que levem a um percurso em presença contínua de construção do conhecimento, através da tríade sujeito-história-lugar, tendo em vista os projetos articuladores propostos por seus integrantes? O pressuposto apontou para a escolha da experiência literomusical, para dizer que, mesmo de forma remota, poderíamos estar integrados nas pesquisas do grupo. A metodologia esteve na utilização da ferramenta da Microsoft Teams, com reuniões em formato de laboratórios virtuais como produção formativa para construções espontâneas, em que se utilizou o método colaborativo, com 06 (seis) integrantes (Mestrandos e Doutores do Grupo na Universidade). O resultado apresentou participação interativa, desenvolvimento e alteridade que foi reverberada como forma de sensibilizar não apenas os pesquisadores do Projeto articulador RedePub, mas também dos demais membros que compõem o Grupo de Pesquisa, para a continuidade de seus estudos.
© Canal CECIERJ 2025