Panorama das Aulas de Educação Física no Brasil, Durante as Medidas de Distanciamento Social

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17996

dc.type Text
dc.title Panorama das Aulas de Educação Física no Brasil, Durante as Medidas de Distanciamento Social
dc.description Este artigo analisou como foram desenvolvidas as aulas de Educação Física durante o Ensino Remoto. A pesquisa ocorreu durante os meses de junho de 2020 a abril 2021 e teve como cenário de investigação o território brasileiro. Participaram da mesma, professores de Educação Física dos anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) e Ensino Médio da rede estadual de ensino das cinco regiões do Brasil (centro-oeste, nordeste, norte, sudeste e sul). A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário que buscou investigar o perfil dos professores de Educação Física, o desenvolvimento das aulas, os recursos utilizados, as atividades e os conteúdos abordados. O questionário foi disponibilizado no Google Forms e foi respondido por 1004 professores. Constatou-se que, a maioria dos professores, independentemente do nível de ensino, conseguiu ministrar as aulas remotamente conforme o planejado, sendo realizadas atividades teóricas e práticas e o recurso mais utilizado por eles foi o WhatsApp/Redes Sociais. Sobre o os objetos de conhecimento, pode-se inferir que as aulas foram relacionadas aos esportes, exercícios, pesquisas jogos e brincadeiras. Assim, conclui-se que os professores conseguiram dar seguimento às atividades letivas. De modo que, os mesmos conteúdos do ensino presencial migraram para o modelo de ensino remoto, ocorrendo a adequação apenas da forma de desenvolvimento das aulas, que antes eram predominantes práticas e no ensino remoto precisaram de novas ferramentas. Desta maneira, acredita-se que as possibilidades de renovação não foram utilizadas.
dc.creator Any Gracyelle Brum dos Santos, Patrí­cia Becker Engers, Thais de Lima dos Santos e Phillip Vilanova Ilha
dc.created 2023-05-04
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17996/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v13i1.1972
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
© Canal CECIERJ 2025