As Pautas da Formação nos Constructos da Pesquisa-Formação na Cibercultura

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17998

dc.type Text
dc.title As Pautas da Formação nos Constructos da Pesquisa-Formação na Cibercultura
dc.description  Em termos heurísticos e formacionais, a modalidade da pesquisa-formação estabelece em seus princípios as pautas da formação como premissa inarredável para uma estruturação consistente, clara e coesa, devendo, portanto, compor todos os constructos da pesquisa (MACEDO, 2021). Neste sentido, este artigo reflete os desdobramentos de um estudo maior, baseado na Revisão Sistemática de Literatura (RLS), composta por seis teses e doze dissertações orientadas ou coorientadas por Edméa Oliveira dos Santos. Seguindo as proposições da análise de conteúdo (BARDIN, 2016), o presente estudo objetiva analisar como as pesquisas abordam as pautas da formação em seus constructos de pesquisa, através da categoria ?formação? e suas possíveis variações em unidades de registro. Por efeito, os resultados revelam que 39% dos trabalhos investigados não evidenciam a formação em seus constructos, alertando-nos para a vigilância na apropriação das tratativas metodológicas basilares (não somente na pesquisa-formação), uma vez que é na metodologia que se inaugura o rigor (ainda que outro) necessário para a cientificidade das pesquisas educacionais. 
dc.creator Rogério Gusmão, Denise Aparecida Brito Barreto e Benedito Gonçalves Eugênio
dc.created 2023-06-20
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17998/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v13i1.1977
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Cibercultura
© Canal CECIERJ 2024