Sistemas de Recomendação de Artigos Científicos: Integrando o Moodle com uma Base de Dados de Acesso Aberto

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18013

dc.type Text
dc.title Sistemas de Recomendação de Artigos Científicos: Integrando o Moodle com uma Base de Dados de Acesso Aberto
dc.description Entre as principais razões para o desligamento ou abandono do aluno da instituição de ensino a distância estão: conteúdo não atendeu às expectativas (31,2%); e o material didático inadequado (22,1%). Como alternativa para mitigar as razões para a evasão dos cursos a distância relacionadas ao não atendimento das expectativas com relação ao conteúdo e material didático, temos os sistemas de recomendação. Esta pesquisa tem por objetivo desenvolver um sistema de recomendação de artigos científicos de periódicos de acesso aberto por meio da integração de uma base de dados de periódicos com o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, sendo classificada como exploratória, e a partir dos procedimentos técnicos adotados, enquadrada como estudo de caso e pesquisa bibliográfica. Como resultado deste esforço de pesquisa, foi projetado e implementado um sistema de recomendação de artigos científicos por meio de um plugin na plataforma Moodle. Pode-se perceber, a partir da experimentação do plugin pelos desenvolvedores, o potencial de oferecer recomendações de artigos científicos como opções de leitura complementar ao material didático disponibilizado pelo docente no Moodle. Destaca-se, entretanto, que o plugin ainda não foi validado por docentes e discentes. 
dc.creator Jordan Paulesky Juliani e Ricardo Di Giacomo Donha
dc.created 2023-08-21
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18013/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2027
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Sistemas de recomendação
© Canal CECIERJ 2025