Os Fóruns de Discussão na Educação a Distância: Estudo de Caso num Curso de Especialização

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18014

dc.type Text
dc.title Os Fóruns de Discussão na Educação a Distância: Estudo de Caso num Curso de Especialização
dc.description Este trabalho dedicou-se a entender o uso e a percepção dos alunos de um curso de especialização participantes dos fóruns, identificando o grau e a relevância da atuação dos professores e tutores nesses ambientes a fim de descrever o grau de interação dos estudantes e o tipo de respostas que eram postadas. Os dados foram obtidos com um questionário oferecido a todos os estudantes do curso; e a análise de conteúdo de todos os fóruns que um aluno (o primeiro autor) teve acesso durante sua trajetória pelo curso. Os critérios de análise dos conteúdos foram divididos em três eixos: Grau de interação entre os alunos nos fóruns, tipo de resposta do aluno e a qualidade da resposta/interação. Os dados indicam que os alunos se motivam mais quando os enunciados dos fóruns incitavam trocas de experiências e indicações de técnicas em detrimento de discussões mais epistemológicas. Porém, a maioria dos fóruns solicitava respostas de cunho mais conteudista. Apesar de nenhum aluno sugerir a exclusão dos fóruns no curso, a satisfação com a obrigatoriedade em se responder não foi unânime, indicando que a troca por notas ainda é um paradigma na educação, mesmo online. A maioria dos fóruns analisados mostrou interação com envolvimento dos alunos e as respostas foram argumentativas e de concordância, com menor índice de respostas de questionamento e discordância, indicando que os professores podem modular melhor os enunciados, caso queiram trabalhar outras habilidades. Com isso, os fóruns mostram-se como importantes ferramentas dentro da Educação a Distância, com possibilidades diversas para se criar um ambiente de aprendizagem coletivo significativo, mas o docente é central nesse processo, tendo que participar ativamente das discussões e modular o tipo de resposta que ele quer receber do estudante.
dc.creator Ricardo Matheus Pires e Braian Garrito Veloso
dc.created 2023-11-27
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18014/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2030
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Interatividade
© Canal CECIERJ 2024