A Usabilidade de Recursos Tecnológicos Digitais: A Perspectiva de um Curso de Extensão Universitária Atrelado à Formação Inicial

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18016

  • Título: A Usabilidade de Recursos Tecnológicos Digitais: A Perspectiva de um Curso de Extensão Universitária Atrelado à Formação Inicial
  • Autor(es): Tarliz Liao, Sonia Regina Mincov de Almeida, Marcelo Souza Motta, Vinícius dos Santos Honorato e Wellington Luiz Kozerski
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 17/07/2023
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2035
  • Código do Recurso: 18016
  • Descrição:  Norteamos este artigo por dois objetivos principais: a descrição da funcionalidade dos recursos tecnológicos propostos em um curso de extensão na modalidade da Educação a Distância junto a um grupo de graduandos de licenciatura em Matemática provenientes de instituições privadas e públicas do Estado do Rio de Janeiro e, na reflexão da interatividade entre esses estudantes e as tecnologias utilizadas. Para tanto, iremos nos ancorar nos pressupostos teóricos que trazem suas discussões acerca dos conceitos de formação inicial de professores de Matemática e suas práticas formativas na extensão, de modo a colaborar na consolidação do debate do efeito de uma formação complementar paralela ao período de graduação. Refletiremos ainda a discussão promovida pela necessidade do suporte das tecnologias digitais (TD) na execução de cursos de extensão, que se constituem cada vez mais em meio digital. No sentido de redarguir a essa investigação, nos propomos a descrever como o funcionamento de tais recursos tecnológicos amparou o curso de extensão, em especial a usabilidade da plataforma GeoGebra enquanto ferramenta capaz de potencializar conceitos geométricos imprescindíveis a formação inicial dos licenciandos de Matemática. Dessa forma, a pesquisa da qual originou esse artigo tem sua natureza qualitativa imersa em uma abordagem explicativa. Acrescentamos que esse tipo de abordagem investiga algo novo na perspectiva da articulação de ideias e busca compreender causas e efeitos de determinado fenômeno. Enquanto resultados apontamos para a (res)significação de alguns conceitos fundamentais das geometrias (plana e espacial), após a participação dos cursistas curso de extensão.
© Canal CECIERJ 2025