O Papel da Gamificação no Ensino de Planejamento Estratégico para Empreendedores

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dc.title O Papel da Gamificação no Ensino de Planejamento Estratégico para Empreendedores
dc.description A gamificação tem assumido destaque no cenário das tendências tecnológicas possibilitadas pela internet no campo do ensino realizado com utilização de plataformas. No Brasil, estudos recentes que versam sobre a criação e produção de games mostram um crescimento do setor de jogos para a área de treinamentos corporativos e capacitação profissional, além de expressivo aumento no número de jogadores digitais. Diante deste contexto, o objetivo deste estudo é compreender como a gamificação influencia o processo de aprendizagem de planejamento estratégico para empreendedores. Para tanto, em termos teórico-conceituais, buscou-se relacionar temas como aprendizagem, empreendedorismo e gamificação, procurando integrar suas dimensões conceituais. Em termos metodológicos, assumiu-se abordagem qualitativa, com dados obtidos por entrevistas junto a empreendedores jogadores, bem como criadores e apoiadores do ecossistema de aprendizagem para pequenos empreendedores. Os resultados destacam a percepção de contribuição da aprendizagem gamificada pelos participantes, inclusive a partir dos erros durante os jogos.  
dc.creator Siméia Azevedo Santos e Almir Vieira
dc.created 2024-01-30
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18019/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2042
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Aprendizagem
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