Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18022
dc.type | Text |
dc.title | Pandemia e Ensino Remoto no Nível Médio: uma Análise do Ambiente de Estudos e do Desempenho Escolar de Alunos no Interior do Ceará |
dc.description | O SARS-CoV-2, vírus recentemente descoberto, espalhou-se rapidamente da China para o resto do mundo, no início de 2020, resultando naquela que os especialistas chamam de maior pandemia do século. Hospitais superlotados, mortes aos milhões e prejuízos incalculáveis à saúde pública, à educação e à economia. Para evitar que o sistema educacional do país enfrentasse impactos negativos maiores, as instituições de ensino presenciais tiveram que se adaptar e reinventar a forma de oferecer aulas, não obstante a imposição do isolamento social. Optaram pelo ensino remoto emergencial, uma sistemática que demandou rápidas adaptações de alunos e professores para o novo momento vivido, especialmente em relação ao uso das mídias digitais, que se tornaram as principais ferramentas para planejamento, elaboração e realização das aulas remotas nas redes pública e privada de ensino. O presente trabalho buscou conhecer e analisar as principais percepções dos alunos de Ensino Médio do interior do estado do Ceará quanto ao seu ambiente físico de estudos e ao seu desempenho escolar, durante a referida pandemia. Para tal, aplicou-se questionário eletrônico que foi respondido por 2.588 alunos cearenses, gerando dados que evidenciaram, dentre outros aspectos, a falta de estrutura física, o despreparo de professores e o descontentamento de alunos em relação ao processo remoto de ensino-aprendizagem, mormente em áreas social e economicamente mais vulneráveis. |
dc.creator | Felipe dos Reis Barroso, Lucas Souza Silva e Jacques Therrien |
dc.created | 2023-10-25 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18022/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2067 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Covid-19 |