- Título: Ensino Híbrido: um Estudo de Caso Acerca das Experiências Vivenciadas por Professores e Estudantes de Cursos de Nível Superior de uma Instituição Pública da Rede Federal
- Autor(es): Fabíola Freire da Silva e Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo Larré
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 19/04/2024
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2072
- Código do Recurso: 18026
- Descrição: É irrefutável que a pandemia provocada pela Covid-19 trouxe impactos importantes sobre toda a sociedade. Concernentemente ao campo educacional, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) foram incorporadas subitamente por meio do ensino remoto emergencial, que, a posteriori, abriu espaço, pontualmente, para experiências híbridas. O ensino híbrido ou blended learning é apontado como uma tendência educacional para este século, tendo em vista que não se limita a um único modo, tempo e espaço. Além disso, as TDIC podem ser grandes aliadas do processo de ensino-aprendizagem (Staker; Horn, 2015); (Bacich; Moran, 2018). Dado isso, considerando o recorte temporal da crise sanitária, especificamente os semestres 2021.2 e 2022.1, o objetivo geral deste artigo foi analisar as potencialidades e limitações relacionadas à aplicação do ensino híbrido em cursos de nível superior de uma instituição pública da rede federal. Para isso, foram traçados dois objetivos específicos: (i) caracterizar as práticas pedagógicas implementadas, por meio do ensino híbrido, considerando estritamente os semestres letivos supramencionados; (ii) identificar as potencialidades e limitações relativas ao ensino híbrido, nas percepções dos docentes e discentes da instituição investigada. Relativamente à metodologia aplicada, possui abordagem mista, sendo na fase inicial qualitativa e, posteriormente, quantitativa. Ademais é uma pesquisa de natureza aplicada, caracterizada como estudo de caso. Ressalta-se que este trabalho é oriundo de uma pesquisa de mestrado, na qual foi possível mapear as potencialidades e limitações vivenciadas pelos discentes e docentes com a implementação do blended learning, refletir sobre elas e discuti-las a partir das fundamentações científicas publicadas e, sobretudo, trazer resultados que possibilitem gerar mudanças e aperfeiçoamentos ao processo educacional.
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