Ferramentas Digitais de Apoio ao Ensino de Projeto Arquitetônico e Desenho Técnico no Ensino Remoto

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18031

dc.type Text
dc.title Ferramentas Digitais de Apoio ao Ensino de Projeto Arquitetônico e Desenho Técnico no Ensino Remoto
dc.description O ensino remoto emergencial adotado durante o período da pandemia Covid-19 trouxe vários desafios para os professores, que tiveram que adaptar suas metodologias de ensino para garantir qualidade na aprendizagem e evitar desistências de alunos. As disciplinas práticas, como as de Desenho Técnico e Projeto Arquitetônico de cursos ligados à construção civil, trouxeram ainda mais desafios: garantir a interação entre alunos e entre alunos e professor, fundamental à aprendizagem, e transpor a necessidade de um espaço físico e de equipamentos necessários à realização das atividades. Neste trabalho foi realizado um levantamento de ferramentas digitais que pudessem ser empregadas no ensino de ambas as disciplinas. Foram utilizados os conteúdos programáticos das disciplinas Desenho Técnico e Arquitetônico e Fundamentos do Projeto Arquitetônico do curso técnico em Edificações da INSTITUIÇÃO e a experiência da autora com o ensino de ambas para a construção de um quadro síntese com a descrição das ferramentas e uma análise do seu potencial e limitações de uso. As ferramentas apresentadas são o Jamboard, o Nearpod, o Socrative, o Kahoot, o Padlet e o Mentimeter, e as versões avaliadas consistem nas opções de acesso gratuito disponibilizadas pelos desenvolvedores. As ferramentas, no geral, são recursos interessantes para interação, exposição de trabalhos, avaliação da aprendizagem e facilitam a orientação do professor no desenvolvimento de tarefas síncronas pelos alunos. Espera-se que este trabalho possa contribuir para outros professores que necessitem ou tenham interesse de empregar recursos digitais como metodologia de ensino em disciplinas de Desenho Técnico e Projeto Arquitetônico.
dc.creator Ligiana Pricila Guimarães Fonseca e João Eudes da Silva
dc.created 2023-11-24
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18031/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2080
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Ensino à distância
© Canal CECIERJ 2024