Aplicação da Metodologia Ativa Problem Based Learning no Projeto Integrador da UNIVESP

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  • Título: Aplicação da Metodologia Ativa Problem Based Learning no Projeto Integrador da UNIVESP
  • Autor(es): André Augusto Maia, Edilene Ponce do Amaral, Guilherme Bugatti dos Santos, Maria Elena Roman de Oliveira Toledo, Nicolas Rosalem e Rodrigo Greggio de Freitas
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 06/02/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2081
  • Código do Recurso: 18032
  • Descrição: A modalidade EaD tem crescido e se consolidado no Brasil exigindo a criação e utilização de metodologias adequadas de ensino e aprendizagem. O objetivo deste trabalho consiste em analisar como é aplicada a metodologia ativa no Projeto Integrador da UNIVESP e propor melhorias para este modelo. As metodologias ativas como a Problem Based Learning são utilizadas em modelos pedagógicos como o da UNIVESP objetivando colocar o aluno como centro do processo pedagógico em busca da formação de um profissional alinhado as demandas atuais da sociedade. O projeto integrador é uma atividade obrigatória e recorrente na UNIVESP que adaptou métodos como o design thinking e a Aprendizagem Baseada em Problemas para aplicação EaD Apesar de bem estabelecida e estruturada, a prática demonstra possibilidade de ajustes, fato que despertou interesse de tutores para a análise das teorias e experiências externas com o método, em busca de identificar possíveis pontos de melhoria que auxiliassem a UNIVESP e eventuais instituições de ensino a distância. Foram pontuadas questões referentes a formação dos grupos de alunos utilizando pré-avaliações de conhecimento sobre o tema e das técnicas requeridas, aplicação de avaliações de engajamento durante a atividade, necessidade de observar o perfil dos tutores e promover treinamentos de aproximação aos temas propostos, obrigatoriedade de registro das discussões em grupo para devolutivas e adequado suporte ao grupo, ajuste nos temas propostos para aumento da motivação dos alunos bem como coibir a reapresentação de projetos.
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