As Representações Sociais de Estudantes de Licenciatura em Física sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem em apoio ao Ensino Remoto Emergencial

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18042

dc.type Text
dc.title As Representações Sociais de Estudantes de Licenciatura em Física sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem em apoio ao Ensino Remoto Emergencial
dc.description A pandemia de Covid-19 afetou significativamente a vida de estudantes, professores e demais setores da sociedade, em todo o mundo. Devido à necessidade do distanciamento social, as escolas e as universidades tiveram que adaptar suas aulas para os chamados ambientes virtuais de aprendizagem. Nota-se na literatura um grande número de trabalhos sobre os impactos da pandemia no aprendizado e no comportamento dos estudantes, mas, sem dúvida, há espaço para investigação das possíveis Representações Sociais consolidadas pela exposição massiva às tecnologias digitais de comunicação e informação. Nesse sentido, este trabalho buscou mapear as Representações Sociais de um grupo de estudantes de licenciatura em física sobre o ambiente virtual de aprendizagem durante o ensino remoto emergencial. Apoiado no referencial teórico-metodológico da Teoria do Núcleo Central, os resultados mostraram que os estudantes reconheceram a importância da adoção da ferramenta tecnológica durante o período do ensino remoto emergencial; entretanto, sinalizaram despreparo de seus professores em sua utilização. Mostrando, portanto, a necessidade de formação continuada para os professores atuantes no curso de licenciatura em física, visando, sobretudo, o trabalho com as ferramentas tecnológicas alinhadas com pedagogias que potencializem a participação dos estudantes. 
dc.creator Osias de Barros Anunciação e Marcio Vinicius Corrallo
dc.created 2023-12-18
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18042/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2098
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Ambiente virtual de aprendizagem
© Canal CECIERJ 2024