Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18043
dc.type | Text |
dc.title | O Contributo das TICs para a Compreensão Leitora de Textos Acadêmicos em Inglês |
dc.description | Este estudo quantitativo examina o contributo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), nomeadamente das atividades gamificadas e interativas, no ensino e aprendizagem de vocabulário científico e na compreensão de textos acadêmicos da área de Educação em inglês. A investigação teve a participação de 26 estudantes da área de Educação (25 da pós-graduação e uma da graduação) da Universidade Federal do Pará em um curso online de English for Specific Purposes (ESP), desenvolvido com base nas recomendações de pesquisadores das áreas de tecnologias, ensino e aprendizagem de inglês e design instrucional. As atividades foram disponibilizadas no Moodle (ferramentas Lição e Questionário) e no aplicativo Quizlet (flashcards gamificados). Os estudantes realizaram um pré-teste e um pós-teste (após oito lições), cujas análises comparativas entre ambos revelaram um aumento considerável das médias no pós-teste, o que pressupõe um efeito benéfico das tecnologias empregadas. Em suma, o estudo obteve resultados positivos referentes às duas hipóteses investigadas: aquisição de vocabulário científico e compreensão de textos em inglês. |
dc.creator | Silvana Tabosa Salomão |
dc.created | 2024-01-30 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18043/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2107 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | TICs |