O Contributo das TICs para a Compreensão Leitora de Textos Acadêmicos em Inglês

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18043

dc.type Text
dc.title O Contributo das TICs para a Compreensão Leitora de Textos Acadêmicos em Inglês
dc.description Este estudo quantitativo examina o contributo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), nomeadamente das atividades gamificadas e interativas, no ensino e aprendizagem de vocabulário científico e na compreensão de textos acadêmicos da área de Educação em inglês. A investigação teve a participação de 26 estudantes da área de Educação (25 da pós-graduação e uma da graduação) da Universidade Federal do Pará em um curso online de English for Specific Purposes (ESP), desenvolvido com base nas recomendações de pesquisadores das áreas de tecnologias, ensino e aprendizagem de inglês e design instrucional. As atividades foram disponibilizadas no Moodle (ferramentas Lição e Questionário) e no aplicativo Quizlet (flashcards gamificados). Os estudantes realizaram um pré-teste e um pós-teste (após oito lições), cujas análises comparativas entre ambos revelaram um aumento considerável das médias no pós-teste, o que pressupõe um efeito benéfico das tecnologias empregadas. Em suma, o estudo obteve resultados positivos referentes às duas hipóteses investigadas: aquisição de vocabulário científico e compreensão de textos em inglês. 
dc.creator Silvana Tabosa Salomão
dc.created 2024-01-30
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18043/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2107
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject TICs
© Canal CECIERJ 2024