O Uso das TDIC nas Vivências de Professores de LE no Ensino Remoto (2020 e 2021) na Cidade de Macapá-AP

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  • Título: O Uso das TDIC nas Vivências de Professores de LE no Ensino Remoto (2020 e 2021) na Cidade de Macapá-AP
  • Autor(es): Aluana Vilhena Amoras e Eliana do Socorro de Brito Paixão
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 20/09/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2113
  • Código do Recurso: 18045
  • Descrição: A pandemia de Covid-19 afetou o desenvolvimento e a realização tradicional das atividades educacionais. Uma medida adotada pelas instituições públicas amapaenses, para propiciar a continuidade do processo de ensino-aprendizagem formal, foi a prática do ensino remoto em todas as disciplinas do currículo escolar. Como as disciplinas de Línguas Estrangeiras (LE) precisam de um formato de ensino que contemplasse as competências de comunicação de compreensão oral e escrita, produção oral e escrita, no ensino remoto, necessitaram de adequações e uso de tecnologias diferenciadas, apesar dos poucos domínios quanto à utilização. Assim, a pesquisa objetivou analisar as vivências de professores de LE no ensino remoto, durante o período pandêmico (2020 e 2021), em Macapá-AP, com foco do uso de tecnologias digitais. A metodologia adotada teve o suporte do método hermenêutico (Hermann, 2002), de abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados foi o questionário semiestruturado com questões acerca da experiência vivenciada por sete professoras das disciplinas de LE de quatro escolas estaduais. Adotou-se técnicas da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016) para tratamento e análise dos dados coletados. Dessa forma, constatou-se que, durante os anos de 2020 e 2021, em Macapá-AP, o processo de ensino-aprendizagem não foi interrompido, dando-se de forma remota, com o uso de metodologias diferenciadas e diversas TDIC como WhatsApp, plataformas de videoconferências, Google Forms, vídeos do Youtube e internet, identificadas nas práticas docentes dos professores de LE, que desenvolveram suas atividades pedagógicas com seus recursos pessoais, sem terem recebido suportes tecnológicos do Governo estadual.
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