Competências Digitais de Alunos do Ensino Superior: uma Revisão Sistemática da Literatura Internacional

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dc.title Competências Digitais de Alunos do Ensino Superior: uma Revisão Sistemática da Literatura Internacional
dc.description Este artigo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura (RSL) internacional sobre as competências digitais de alunos do ensino superior. Para tanto, foram elaboradas duas questões norteadoras da pesquisa: 1 - Como se define a competência digital de alunos no contexto do ensino superior? e 2 - Quais são os modelos comumente utilizados para avaliar a competência digital de alunos universitários? Como estratégia metodológica, foi adotada a RSL que corresponde a um processo de construção teórica cujo único objetivo é revisar os documentos obtidos de vários bancos de dados relevantes independentemente do acesso a quaisquer dados primários e constitui uma ferramenta essencial para sintetizar informações e evidências científicas disponíveis, aumentar a validade das conclusões de estudos individuais e identificar agendas futuras de pesquisa. Os achados permitem concluir que a definição de competência digital para os alunos do ensino superior segue um padrão generalista, não considerando as especificidades do contexto educacional em que os estudantes estão inseridos e que o modelo mais utilizado segue sendo o DigComp, uma proposição europeia para avaliar e acompanhar o desenvolvimento da competência digital dos cidadãos europeus de uma maneira geral. 
dc.creator Fernanda Roda, José Ricardo Costa de Mendonça e Milka Alves Correia Barbosa
dc.created 2024-01-30
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18046/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2116
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Competências digitais
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