A polidocência do Designer Instrucional na Educação a Distância: Atribuições e Contribuições

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dc.type Text
dc.title A polidocência do Designer Instrucional na Educação a Distância: Atribuições e Contribuições
dc.description Com base na análise do conceito e dos modelos e tipos de Design Instrucional e na análise de editais de seleção de Designer Instrucional (DI) de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, este estudo visa discorrer sobre as principais atribuições e contribuições do DI na perspectiva da polidocência em cursos ofertados na modalidade de Educação a Distância. Com esse fim, estabelecemos um diálogo teórico com autores como Macedo e Bergmann (2018); Silva, Diana e Spanhol (2013); Carvalho, Nevado e Menezes (2005); Filatro e Piconez (2004); dentre outros que abordam a formação múltipla e a atuação interdisciplinar do DI. Como resultado, elencamos algumas de suas atribuições, pontuando que há condições que redirecionam a sua atuação: o propósito do curso; o tipo de ensino; o tempo disponível para execução do curso e; o tipo de recursos ou mídias que serão utilizados. Concluímos que comunicação, qualidade e planejamento são essenciais à atuação do DI, visto sua função essencial de articulador responsável por estabelecer o diálogo entre a gestão, a equipe técnica e a pedagógica e mediar a construção da proposta pedagógica em prol da garantia da qualidade dos cursos ofertados.
dc.creator Denise Claudete Bezerra de Oliveira
dc.created 2024-01-26
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18050/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2126
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Polidocência
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