Os Assistentes Virtuais nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem: uma Revisão Sistemática de Literatura

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18051

  • Título: Os Assistentes Virtuais nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem: uma Revisão Sistemática de Literatura
  • Autor(es): Liane Broilo Bartelle e Luciano Frontino de Medeiros
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 01/04/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2128
  • Código do Recurso: 18051
  • Descrição: Os assistentes virtuais têm desempenhado um papel cada vez mais significativo nos ambientes virtuais de aprendizagem, também conhecidos como AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem). A presença de assistentes virtuais nesses ambientes traz consigo alguns benefícios como a contribuição para um aprendizado personalizado e a capacidade desta tecnologia oferecer respostas imediatas às perguntas dos alunos. Além disso, esses assistentes estão disponíveis 24h por dia durante 7 dias por semana, oferecendo auxílio e recursos a qualquer momento, de maneira flexível e acompanhando o processo de aprendizagem dos discentes. Sendo assim, este artigo, a partir de uma revisão sistemática da literatura, busca melhor evidenciar as possibilidades de conexão entre os assistentes virtuais nos AVAs, de forma a analisar os apontamentos e oportunidades proporcionadas por esta junção. Constatou-se que parte das pesquisas buscaram apresentar o desenvolvimento e a implantação de assistentes virtuais em plataformas de ensino e aprendizagem, bem como houve trabalhos que exploraram essa temática tentando evidenciar a presença, utilidade e possibilidades futuras dos assistentes nos AVAs. Assim, alguns dos resultados apontam para os benefícios que os assistentes virtuais agregam ao sistema de ensino ao atenderem prontamente às demandas dos estudantes. No entanto, tal área ainda carece de investigações e aprimoramento, de modo que as tecnologias possam cada vez mais trazer soluções eficazes para os ambientes que estão inseridas.  
© Canal CECIERJ 2024