Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18052
dc.type | Text |
dc.title | Educação a Distância e Recursos Educacionais Abertos no Contexto Dialógico: uma Revisão Sistemática |
dc.description | A busca por soluções de aprendizagem inovadoras e eficazes é constante, o que torna a Educação a Distância e os Recursos Educacionais Abertos aliados do ensino e da aprendizagem na contemporaneidade. O presente estudo busca identificar se a produção do conhecimento sobre REA em língua portuguesa apresenta apontamentos sobre os aspectos dialógicos de tais recursos educacionais, como os indicadores: contextualização e problematização das práticas, estímulo à participação e autonomia do aluno, linguagem clara e concisa, diálogo textual, bem como embasamento teórico. A condução desta revisão sistemática da literatura seguiu as diretrizes do PRISMA, declaração dos Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises, a partir de busca abrangente no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, com recorte temporal de 2018 a 2023. Após busca das palavras-chave ?Educação a Distância? AND ?Recurso Educacional Aberto? e a aplicação de critérios de inclusão e exclusão sob o exame de dois revisores independentes, foram incluídos nove estudos para análise. Os achados fornecem um panorama significativo sobre a produção de Recursos Educacionais Abertos para Educação a Distância e mostram que apenas 11% das publicações incluídas na revisão pronunciam a presença de enfoques dialógicos no escopo do REA, o que evidencia a necessidade de investigação mais profunda, abarcando seus componentes, intenção de ensino, princípios dialógicos, mediação tecnológica e formação de professores conteudistas. |
dc.creator | Erivaldo da Silva Santos e Allyson Carvalho de Araujo |
dc.created | 2024-03-06 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18052/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2129 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Educação a distância |