Educação em Engenharia em Contexto não Presencial: Podcasts, Aprendizagem Ativa e a Abordagem da Educação Online

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18065

dc.type Text
dc.title Educação em Engenharia em Contexto não Presencial: Podcasts, Aprendizagem Ativa e a Abordagem da Educação Online
dc.description O presente trabalho é resultado de ações realizadas em um curso de Engenharia de Produção de uma instituição de ensino no Brasil, envolvendo disciplinas que foram estruturadas para aplicação no contexto do Ensino Remoto Emergencial, durante o período de pandemia de covid-19. O objetivo do artigo é analisar a proposta didática que, a partir dos princípios da educação online, se inspirou no Team Based Learning para a elaboração de mídias digitais ? podcasts - como um modelo de ensino-aprendizagem que se aparta de perspectivas mais tradicionais. A pesquisa é bibliográfica e exploratória, desenvolvida através de um estudo de caso que envolve relações e fatores previamente existentes. As disciplinas foram organizadas em momentos síncronos e assíncronos, com tarefas individuais e em equipe. Os estudantes realizaram discussões para a elaboração de podcasts baseados em artigos científicos, sendo também levados a participar ativamente do seu processo de avaliação da aprendizagem. Foi possível concluir que o modelo discutido impulsiona a aprendizagem ativa, através da elaboração de atividades autorais em equipes, aprimoramento do pensamento crítico e da criatividade dos estudantes. A relevância deste estudo se destaca para além do período de Ensino Remoto Emergencial já que o modelo se distancia de uma perspectiva de transmissão de conteúdo e considera as exigências trazidas pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais para as Engenharias. Ademais é aplicável a contextos de educação presencial e não presencial, contribuindo para a necessidade de refletir sobre os processos de ensino-aprendizagem mediados por tecnologia nesses cursos no Brasil. 
dc.creator Carolina Maia dos Santos, Georgia de Souza Assumpção e Alexandre de Carvalho Castro
dc.created 2024-06-12
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18065/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2159
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Podcast
© Canal CECIERJ 2024