Projeto Político-Pedagógico de Especialização na UNIVESP: Análise das Diretrizes da Educação a Distância

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  • Título: Projeto Político-Pedagógico de Especialização na UNIVESP: Análise das Diretrizes da Educação a Distância
  • Autor(es): Pedro Henrique Pimenta, Carolina Carvalho de Assumpção, Felipe de Souza Mello, Maria Letícia de Oliveira Bianchini e Washington Freire Pessoa
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 04/07/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2160
  • Código do Recurso: 18066
  • Descrição: O presente artigo promove a análise de conteúdo do Projeto Político-Pedagógico do curso de Especialização em Processos Didático-Pedagógico para Cursos na Modalidade a Distância da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), com o objetivo de discutir a forma e o conteúdo que se apresentam, assim como o perfil institucional que se desenha através da articulação do curso como um todo. A escolha deste último como objeto de investigação se deu por ser uma instituição estadual pioneira em ensino superior no formato virtual e, portanto, traz perspectivas inovadoras sobre a formação e atuação docentes, além da própria vivência empírica dos/as autores/as. A questão central da pesquisa é: como as escolhas das regulamentações institucionais organizam e orientam a especialização de profissionais da educação? Para respondê-la, consideramos o intitulado ?Projeto Pedagógico de Curso? ? enquanto um registro formal e válido das propostas e caminhos institucionais, o qual, apesar de não estar explícito no nome dado pela Univesp, é político por natureza ? um norte para a práxis dos/as agentes envolvidos nos processos de ensino. Em termos metodológicos, foi empregada a análise de conteúdo das diretrizes pedagógicas através da definição das categorias analíticas referentes a forma e conteúdo pelos quais os elementos pedagógicos são dirigidos; e a intencionalidade do curso, como uma formação e concomitantemente uma relação de práticas de estágio. Como resultado, identificamos ambivalências nas diretrizes tomadas pelo projeto em relação à sua natureza e lacunas nas legislações de ensino superior na modalidade virtual.
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