Democratização do acesso ao Ensino Superior: a Educação a Distância na Unipampa

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  • Título: Democratização do acesso ao Ensino Superior: a Educação a Distância na Unipampa
  • Autor(es): Mariana Coradini de Souza, Phillip Vilanova Ilha e Elenize Rangel Nicoletti
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 13/03/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2170
  • Código do Recurso: 18068
  • Descrição: O Século XXI é marcado pela era digital do conhecimento, onde as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação estão presentes no nosso cotidiano e mudam a forma como nos relacionamos e interagimos com o mundo, inclusive na área da educação. No entanto, apesar das facilidades e das vantagens que a tecnologia oferece, ela também amplia as desigualdades sociais. A incorporação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na educação vem proporcionando mudanças, inclusive nos processos de ensino e aprendizagem, onde o uso da tecnologia aponta para novas alternativas de aprendizagem como a modalidade de Educação a Distância (EaD). O presente estudo objetiva analisar o desenvolvimento da política pública do Universidade Aberta do Brasil no nível superior, com base na evolução dos cursos de graduação EaD na Universidade Federal do Pampa, desde a sua implementação. Utiliza a metodologia de revisão bibliográfica e pesquisa documental junto a Divisão de Educação a Distância da instituição. Como principais resultados observa-se que essa modalidade de ensino está avançando na Universidade Federal do Pampa e se interiorizando no estado do Rio Grande do Sul, através das parcerias com os polos pertencentes ao Universidade Aberta do Brasil. Destaca-se que o foco dos cursos é a formação de professores. Ainda, apresenta redução no número de alunos matriculados em todos os cursos EaD no Universidade Aberta do Brasil no período analisado. 
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