Gestão Escolar e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Um Olhar para Além da Sala de Aula

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18070

  • Título: Gestão Escolar e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Um Olhar para Além da Sala de Aula
  • Autor(es): Julio Cesar Barreto da Silva e Rosimeire Fernandes Ferreira Batista
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 22/03/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2172
  • Código do Recurso: 18070
  • Descrição: Trata-se de pesquisa exploratória, por revisão bibliográfica, para levantar peculiaridades do emprego das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação sobre a gestão escolar no processo de ensino-aprendizagem, cujo objetivo é: 1) apontar os desafios encontrados pela comunidade escolar quanto ao uso e aplicação destas tecnologias; e 2) caracterizar as principais vantagens e desvantagens enfrentadas no processo de gestão sob a aplicação destas tecnologias. Os resultados apontam que gestores necessitam de constante atualização e capacitação quanto ao uso de recursos e ferramentas digitais para promoverem uma maior integração, dinamismo e eficiência à transmissão da informação e comunicação e, por sua vez, a melhoria de todo o processo de ensino-aprendizagem. Outrossim, deve haver uma articulação de gestores com toda a comunidade escolar e com os gestores educacionais de instâncias superiores. Quanto à prática pedagógica, no tocante à implementação e aplicação do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no processo educacional, deve estar bem definida e sob normas claras, em consonância à Base Nacional Comum Curricular, às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação e ao Projeto Político Pedagógico.  
© Canal CECIERJ 2024