Cem Anos de Solidão: a Educação a Distância no Brasil – Percepções Negativas Antes e Depois da Pandemia

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18071

dc.type Text
dc.title Cem Anos de Solidão: a Educação a Distância no Brasil – Percepções Negativas Antes e Depois da Pandemia
dc.description Com o centenário da educação a distância (EAD) no Brasil, completado em 2023, o artigo traz estudo exploratório descritivo de comparação das representações sociais negativas sobre a modalidade de ensino antes e depois da pandemia do coronavírus (2019 e 2023). O objetivo é refletir sobre a formação de um aparente preconceito em relação à EAD no país - de origem histórica, econômica e sociocultural - a partir da presente pesquisa do campo psicossocial, realizada com 1.000 candidatos do Vestibular Cederj ? Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, nos referidos anos. A obra ?Cem anos de solidão? de García Márquez inspira analogia sobre o ?isolamento? da EAD, pelo pouco reconhecimento que parece ter marcado seus cem anos de existência. O percentual de participantes que apresentaram percepções negativas relacionadas à EAD esteve praticamente sem alteração nos períodos pré e pós-pandemia (42% em 2019 e 43% em 2023). Os dados foram coletados pela técnica de evocação de palavras inspirada em Abric, por meio de indagações ao ego (eu) e ao alter (outro). Amparados pela abordagem teórico-metodológica das Ágoras de Viana, analisamos os resultados com destaque para o fato de que as avaliações negativas sobressaíram significativamente em ambos os anos quando os pesquisados foram indagados a partir do alter e não do ego. O fato evidenciou que a construção do pensamento do indivíduo, influenciada pela sua condição de ser social, é fator preponderante para a formação das Ágoras: agrupamentos por afinidades de representações sociais. 
dc.creator Leonardo Viana, Milton N. Campos, Ibis M. Álvarez, Fabiane Proba e Vittório Lo Bianco
dc.created 2024-04-25
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18071/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2188
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject EaD
© Canal CECIERJ 2025