Que Comecem os Jogos: um Estudo sobre a Aprendizagem Baseada em Jogos na Educação Profissional e Tecnológica

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dc.title Que Comecem os Jogos: um Estudo sobre a Aprendizagem Baseada em Jogos na Educação Profissional e Tecnológica
dc.description A utilização de jogos como estratégia de ensino e aprendizagem é uma das possibilidades de ferramentas pedagógicas nos processos formativos. O artigo tem como objetivo conceituar a aprendizagem baseada em jogos e aprendizagem baseada em gamificação, buscando identificar o potencial dessas metodologias no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, foi realizada a aplicação dessas metodologias ativas de ensino na turma de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica no segundo semestre do ano de 2023. A apresentação do conteúdo consistiu na aplicação prática das metodologias supracitadas por meio da recriação de um jogo brasileiro, intitulado Passa ou Repassa. A intervenção pedagógica demonstrou que a aprendizagem baseada em jogos ofereceu uma abordagem atrativa, eficiente e dinâmica para a promoção do ensino e aprendizagem, com potencialidade de transformar a experiência de aprendizado em Educação Profissional e Tecnológica mais significativa e eficaz para os educandos. 
dc.creator Daniela Rebello Pereira Sylvestre, Gleice Neves da Silva, Priscila Pereira de Jesus Carvalho e Danielli Veiga Carneiro Sondermann
dc.created 2024-08-31
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18074/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2196
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Metodologias ativas
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