Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18074
dc.type | Text |
dc.title | Que Comecem os Jogos: um Estudo sobre a Aprendizagem Baseada em Jogos na Educação Profissional e Tecnológica |
dc.description | A utilização de jogos como estratégia de ensino e aprendizagem é uma das possibilidades de ferramentas pedagógicas nos processos formativos. O artigo tem como objetivo conceituar a aprendizagem baseada em jogos e aprendizagem baseada em gamificação, buscando identificar o potencial dessas metodologias no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, foi realizada a aplicação dessas metodologias ativas de ensino na turma de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica no segundo semestre do ano de 2023. A apresentação do conteúdo consistiu na aplicação prática das metodologias supracitadas por meio da recriação de um jogo brasileiro, intitulado Passa ou Repassa. A intervenção pedagógica demonstrou que a aprendizagem baseada em jogos ofereceu uma abordagem atrativa, eficiente e dinâmica para a promoção do ensino e aprendizagem, com potencialidade de transformar a experiência de aprendizado em Educação Profissional e Tecnológica mais significativa e eficaz para os educandos. |
dc.creator | Daniela Rebello Pereira Sylvestre, Gleice Neves da Silva, Priscila Pereira de Jesus Carvalho e Danielli Veiga Carneiro Sondermann |
dc.created | 2024-08-31 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18074/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2196 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Metodologias ativas |