100 Anos da Educação a Distância no Brasil: a Contribuição da Ufal para o Desenvolvimento do Processo Formativo em Alagoas

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18078

  • Título: 100 Anos da Educação a Distância no Brasil: a Contribuição da Ufal para o Desenvolvimento do Processo Formativo em Alagoas
  • Autor(es): Willams dos Santos Rodrigues Lima, Maria Aparecida Pereira Viana e Luis Paulo Leopoldo Mercado
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 13/03/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2209
  • Código do Recurso: 18078
  • Descrição:  O presente artigo traz em sua temática discussões sobre os 100 anos da Educação a Distância (EaD) no Brasil, como também reflete a respeito dos 25 anos da implantação desta modalidade educacional na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Tem como objetivo discutir os aspectos históricos da EaD no Brasil, sobretudo o processo de implantação na Ufal e a contribuição para a vida profissional dos sujeitos. Busca responder qual a contribuição da EaD/UAB/Ufal para a formação profissional dos sujeitos, 25 anos após sua implantação em Alagoas. A abordagem metodológica desenvolve-se por meio da pesquisa bibliográfica, baseada nas reflexões de pesquisadores sobre a temática em foco. As discussões evidenciam não só o contexto histórico da EaD no Brasil, mas também a trajetória, os principais desafios e as perspectivas da EaD na Ufal. Os resultados, de forma geral, apontam aspectos que dão subsídios para novos estudos no cenário da EaD no Brasil.
© Canal CECIERJ 2024