Ensino de Citopatologia – uma Análise da Autopercepção da Prática Docente e Possibilidades de Inserção de Tecnologias Educacionais

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18079

  • Título: Ensino de Citopatologia – uma Análise da Autopercepção da Prática Docente e Possibilidades de Inserção de Tecnologias Educacionais
  • Autor(es): Thiago de Souza Cruz e Daniel Fábio Salvador
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 14/06/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2211
  • Código do Recurso: 18079
  • Descrição: O câncer cervical é um dos mais incidentes no mundo, seu rastreio se iniciou com o teste de Papanicolaou e tendo o citotécnico como ator fundamental. Neste período, a tendência pedagógica era a tecnicista,? caracterizada por neutralidade científica, processo educativo mais operacional, de baixa relação professor / aluno e valorização da técnica e das habilidades dos indivíduos. Nesse cenário, foi criada a Escola de Citotécnicos, mais tarde incorporada ao Instituto Nacional de Câncer, que visava a formação de técnicos para execução de exames preventivos. Uma vez que poucas mudanças ocorreram na prática pedagógica até os dias atuais, é necessário avaliar a percepção dos docentes do curso com relação à tendência pedagógica aplicada para entender suas necessidades. A análise se deu com docentes do curso através de estudo exploratório-descritivo com abordagem quali-quantitativa de entrevistas não direcionadas, abertas, gravadas, codificadas e transcritas. A maioria dos docentes enxergam o professor como ator central no processo, acreditam na forma instrucional de repassar o conteúdo, julgam importante a experiência técnico-profissional e entendem o papel da escola como formador de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. Foi possível observar a existência de?sobreposição de duas tendências pedagógicas, se por um lado as falas levam para uma abordagem mais tradicional ao apontar o estilo instrucional e mecanizado do aprendizado com foco no professor, por outro, a metodologia de ensino é relatada como diferencial, onde a sequência didática se mostra importante na busca pelo aprendizado, além de ir ao encontro das necessidades mercadológicas, características do tecnicismo. 
© Canal CECIERJ 2024