Instrumento para Avaliação de User Experience em Serviços de Educação Superior a Distância

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18081

  • Título: Instrumento para Avaliação de User Experience em Serviços de Educação Superior a Distância
  • Autor(es): Bruno Bertagnolli e Gabriela Botelho Mager
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 17/04/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2214
  • Código do Recurso: 18081
  • Descrição: Considerando a expansão de serviços de Educação Superior a Distância (ESaD) e a necessidade de sua avaliação por meio de instrumentos validados, esta pesquisa propõe um instrumento voltado para mensurar a Experiência do Usuário (Ux) em tal contexto. A pesquisa caracteriza-se como aplicada, qualiquantitativa, exploratória e descritiva, composta de (I) Etapa teórica (mapeamento de dimensões e fatores de Ux); (II) Definição do instrumento piloto (mapeamento de personas e experiência, definição do construto e do modelo piloto, validação do conteúdo com especialistas (n=8) e usuários (n=12) e (III) Validação (aplicação do instrumento / n=181), análise de fatores e consistência interna). Como resultado, foi proposta a EASE-Ux (Escala de Avaliação de Serviços de Educação a Distância pela Experiência do Usuário), constituída de 31 itens organizados nas dimensões de ?Elementos Centrais? (itens relacionados à Estrutura tecnológica do polo, Tutoria, Disciplinas e conteúdo, Material didático e Imagem final) e ?Elementos de apoio? (itens relacionados à Comunicação, Processos, Tecnologia, Suporte, Estrutura física do polo e Imagem prévia). As análises de validade e confiabilidade indicaram que o instrumento mensura de forma concisa o construto, podendo fornecer dados voltados para a melhoria do serviço. O estudo também contribui para a literatura de Ux e de serviços, abrindo possibilidades para novas pesquisas relacionadas aos temas.
© Canal CECIERJ 2024