Computação Afetiva Aplicada ao Ambiente Virtual de Aprendizagem: a Possibilidade do Mapeamento Neurocognitivo de Estudantes na Educação a Distância

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  • Título: Computação Afetiva Aplicada ao Ambiente Virtual de Aprendizagem: a Possibilidade do Mapeamento Neurocognitivo de Estudantes na Educação a Distância
  • Autor(es): Gustavo Luiz Gava e Patrícia Lupion Torres
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 12/07/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2215
  • Código do Recurso: 18082
  • Descrição: Desde que a pandemia de Covid-19 assolou a realidade de diferentes segmentos de trabalho em 2020, forçando a adaptação aos modelos de atuação remota e/ou home office, praticamente inúmeras áreas tiveram que se reposicionar diante de seus públicos. Na educação, não foi diferente. Por exemplo, observou-se o aumento do uso de ferramentas digitais para o ensino, especialmente por meio de experiências online. Isso, por sua vez, gerou preocupações quanto ao impacto emocional nas pessoas durante os estudos. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa foi desenvolver uma estratégia neurocognitiva hipotética capaz de acompanhar afetivamente a aprendizagem online de estudantes na Educação a Distância, com o propósito de identificar possíveis necessidades emocionais durante os estudos em ambientes virtuais de aprendizagem. A pergunta problema que norteou essa pesquisa foi: qual estratégia poderia ser capaz de contribuir para o acompanhamento afetivo da aprendizagem online de estudantes na Educação a Distância, isto é, para identificar as necessidades emocionais durante os estudos via ambiente virtual de aprendizagem? A metodologia foi de natureza bibliográfica, qualitativa e exploratória. Nela, buscou-se estabelecer uma relação conjunta entre cinco campos de estudos: 1) Neuroeducação, uma área contemporânea do conhecimento educacional que investiga as emoções humanas e o processo de aprendizagem; 2) Arquitetura Pedagógica, que analisa a integração de estratégias e objetivos de aprendizagem de ponta a ponta em ambientes de educação a distância; 3) Computação Afetiva, campo de estudo que visa investigar como os computadores, por meio de hardware e software, podem simular as emoções humanas; 4) Ética Informacional, que reflete sobre as questões éticas importantes relacionadas à privacidade dos usuários e de seus dados emocionais sensíveis em ambientes virtuais; e 5) Teoria Ator-Rede, um campo teórico que aborda a inter-relação humano e não-humano por meio de rastros ativos em redes físicas e virtuais. Por fim, utilizou-se um framework, inicialmente de caráter conceitual, com o objetivo de estruturar estrategicamente a organização hipercomplexa dos agentes envolvidos na Educação a Distância (EaD). No futuro, esse framework poderá também servir como um instrumento de mapeamento das emoções, a ser implantado como um sistema de gestão das plataformas de aprendizagem. Os resultados alcançados destacam que a Computação Afetiva aliada à Teoria Ator-Rede poderia servir como estratégia aplicada à Educação a Distância, por meio de um instrumento inspirado em framework, futura e supostamente arquitetado e acoplado à plataforma virtual de aprendizagem online capaz de mapear emoções. E, assim, servindo como um facilitador de identificação neurocognitiva, isto é, capaz de indicar e compreender os processos cognitivos e emocionais dos estudantes.
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