Construção Colaborativa Online de Propostas de Ensino de Ciências e Biologia: Níveis de Colaboração e Impactos da Mediação

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18084

dc.type Text
dc.title Construção Colaborativa Online de Propostas de Ensino de Ciências e Biologia: Níveis de Colaboração e Impactos da Mediação
dc.description Neste último século a Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional (CSCL) se apresenta como a nova base das ciências da aprendizagem. Ela busca esclarecer como a aprendizagem dentro de grupos, consegue promover, por meio da tecnologia, a interação e a colaboração dos participantes, por meio das trocas de conhecimento. Tomamos por referencial teórico a pesquisa de Murphy para verificarmos a colaboração entre professores de Ciências e Biologia para construção de propostas de ensino. O objetivo foi avaliar diferentes estratégias pedagógicas dos fóruns para construção colaborativa de propostas de ensino por professores em formação inicial e continuada, triangulando com as categorias de colaboração em dois fóruns de dois cursos de atualização online da extensão da Fundação CECIERJ. Realizou-se a análise de conteúdo para verificar essas categorias e depois correlacionou-se com o fator ter ou não mediação. Estiveram envolvidos na pesquisa um total de 137 cursistas divididos em doze grupos. Foram contabilizados os números de colaborações e os percentuais das categorias que ocorreram nos fóruns em ambos os cursos. Constatou-se, no decorrer do estudo, que os fóruns constituídos por pequenos grupos foram eficazes na construção de objetivos e artefatos partilhados, atingindo assim os níveis mais avançados de construção colaborativa de conhecimento. A atividade com estratégia mais fechada e complexa, desenvolvida no Fórum 2 dos cursos (com e sem mediação) foi onde as categorias de colaboração mais se diversificaram e se apresentaram com maiores resultados. A proposta de trabalhar com pequenos grupos (em torno de 10 participantes) apresentou-se como alternativa importante para construções colaborativas mais profundas e significativas de propostas de ensino e conhecimento.
dc.creator Regiane Trigueiro Vicente, Daniel Fabio Salvador, Carolina Nascimento Spiegel e Jaime Antonio Abrantes
dc.created 2024-03-22
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18084/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2223
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Fóruns de discussão online
© Canal CECIERJ 2024