Experiência com um Jogo de Tabuleiro Analógico Transposto para Digital na Plataforma Roll20 na Disciplina de Biologia Celular durante o Ensino Remoto

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18085

  • Título: Experiência com um Jogo de Tabuleiro Analógico Transposto para Digital na Plataforma Roll20 na Disciplina de Biologia Celular durante o Ensino Remoto
  • Autor(es): Débora Regina da Silva e Carolina Nascimento Spiegel
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 15/08/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2224
  • Código do Recurso: 18085
  • Descrição:  A Biologia Celular, é um campo importante para compreender os seres vivos e os avanços biotecnológicos, frequentemente apresenta desafios no ensino-aprendizagem sobretudo devido à quantidade de conteúdos abstratos. Uma solução tem sido o uso de jogos educacionais, como o Célula Adentro, que busca tornar o aprendizado motivador. Este estudo discorre sobre a transposição do Célula Adentro no período da pandemia para a plataforma digital Roll20 e a vivência do jogar neste período. Essa transposição proporcionou uma relevante experiência para alunos do ensino superior. Os alunos relataram terem aprendido com a proposta, destacando a valiosa contribuição do jogo transposto para plataformas digitais no processo educacional. Além disso, o aspeto cooperativo do jogo promoveu socialização entre os alunos do primeiro período, o que se mostrou vital, especialmente porque muitos deles não se conheciam devido à pandemia. O acesso remoto ao jogo através da plataforma digital foi um fator importante, permitindo a continuidade de uma forma lúdica de aprendizado durante a interrupção das aulas presenciais. A satisfação dos alunos com o jogo foi notável, ressaltando a melhoria na aprendizagem, interação social e relevância do conteúdo. Em síntese, o uso de jogos educacionais, sejam analógicos ou digitais, oferece uma maneira envolvente para ensinar Biologia Celular, enriquecendo a experiência de aprendizado dos alunos. Este estudo também aponta para a viabilidade do Célula Adentro na plataforma digital como uma ferramenta valiosa para o ensino a distância. 
© Canal CECIERJ 2024