A Concepção de Mediação Pedagógica nos Documentos Legais da Educação Superior a Distância

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dc.title A Concepção de Mediação Pedagógica nos Documentos Legais da Educação Superior a Distância
dc.description Considerando a centralidade do processo de mediação pedagógica em contextos de Educação a Distância, esse estudo analisa a concepção de mediação pedagógica que perpassa documentos legais que orientam a formação de professores no âmbito dos cursos superiores a distância, ofertados em convênios com o Sistema Universidade Aberta do Brasil. A metodologia envolveu análise de conteúdo dos seguintes documentos: Lei nº 9.394/1996; Decreto nº 5.622/2005; Decreto nº 5.800/2006; Decreto nº 9.057/2017; Referenciais de Qualidade da Educação Superior a Distância. A análise sugere uma concepção de mediação pedagógica online associada ao processo comunicativo proporcionado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação ou ao papel mediador do professor e/ou tutor. Nenhum dos documentos apresentou uma definição que integrasse as variadas dimensões desse processo, as quais também envolvem a mediação promovida pelos próprios alunos, pelos materiais didáticos e pela interface do ambiente virtual de aprendizagem.
dc.creator Lidiane Goedert, Maria João Gomes e Martha Kaschny Borges
dc.created 2024-06-20
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18087/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2227
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Sistema UAB
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