Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18093
dc.type | Text |
dc.title | Romances Gráficos e Formações em CienciArte Estudo de Caso a partir de um Curso de Extensão EaD |
dc.description | Para enfrentar as atuais dificuldades no ensino, precisamos utilizar meios eficientes de comunicação e atrativos ao seu público-alvo. Cursos de extensão se mostram como potentes ferramentas para atuar nessas questões e, se criados em formatos online, podem ampliar e enriquecer os debates. Quando utilizam abordagens como a CienciArte, podem tornar o aprendizado prazeroso e interdisciplinar. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é discutir as contribuições dos romances gráficos na construção de curso de extensão virtual em CienciArte com foco em discussões no ensino em biociências e saúde. O curso, denominado SASN - Saúde, Ambiente e Sociedade em Narrativa foi ofertado, em 2023, a duas turmas, atendendo um total de 47 participantes. A formação teve 8 encontros síncronos (Google Meet) e atividades assíncronas via Ambiente Virtual de Aprendizagem (Campus Virtual Fiocruz). Os participantes eram das regiões sudeste (39), norte (4) e nordeste (4), com diferentes faixas etárias e, predominantemente, estudantes de licenciatura (21) e professores (17) das áreas de Ciências da natureza e saúde (40). Antes da formação, 22 pessoas informaram ter hábitos de leitura de histórias em quadrinhos e romances gráficos e, ao final, 33 relatam que ampliaram ou passaram a ter tal prática. Revelando que as atividades oferecidas cumpriram papel social e cultural além de discussões teóricas. Percebemos também boa aceitação em aspectos como temas discutidos, ferramentas e metodologias. Assim, SASN se mostrou uma ação lúdica, interdisciplinar e de formação complementar. Na qual almejamos ofertá-la à novos públicos e consolidar nossa metodologia, para futura (re)configuração no formato autoinstrucional. |
dc.creator | Vinicius Moraes, Tania Araujo-Jorge e Roberto Rodrigues Ferreira |
dc.created | 2024-11-08 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18093/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2238 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Educação a distância |