Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18095
dc.type | Text |
dc.title | Aprendizagem Significativa na Educação a Distância: um Estudo sobre as Práticas Docentes no Diagnóstico dos Conhecimentos Prévios de Alunos de Licenciatura em Informática |
dc.description | Este estudo aborda a importância do diagnóstico dos conhecimentos prévios na promoção da aprendizagem significativa, destacando sua função vital na conexão entre novos conhecimentos e esquemas cognitivos existentes. O foco foi investigar se professores que atuam em um curso superior em Educação a Distância (EaD) realizam tal diagnóstico e como o implementam. Por meio de uma pesquisa qualitativa exploratória, foram encontradas evidências de que, embora existam possibilidades de promover a aprendizagem significativa na EaD por meio de ferramentas interativas do Moodle, os professores destacaram que a demora na comunicação e a rigidez na estrutura dos conteúdos podem dificultar a prática do diagnóstico e a elaboração de um material potencialmente significativo para os alunos. Esses resultados ressaltam a necessidade de estratégias pedagógicas adaptativas para garantir uma abordagem eficaz na EaD. |
dc.creator | Elizangela Tonelli, Giovanna T. Clevelares, Victor T. Clevelares e Talita Nascimento dos Santos |
dc.created | 2024-06-21 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18095/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2242 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Conhecimentos previos |