Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18105
dc.type | Text |
dc.title | Impercepção Botânica e o Ensino de Biologia Vegetal: o que Pensam os Futuros Professores de Ciências e Biologia |
dc.description | Estudo descritivo de abordagem quanti-qualitativa com o objetivo de avaliar como os graduandos e graduandas do curso de Licenciatura EAD em Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) ? Consórcio Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro do polo Paracambi enxergam o ensino de Botânica ao longo do curso, assim como suas afinidades e dificuldades, visando compreender os principais fatores que influenciam na impercepção botânica e contribuir para a discussão sobre o ensino de botânica nos cursos de formação de professores de Ciências e Biologia. Foi aplicado um questionário on-line, contendo 17 perguntas, objetivas e subjetivas, a 36 estudantes e todas as respostas foram contabilizadas e analisadas. Foi constatado que a impercepção botânica se encontra muitas vezes dentro de Instituições de Ensino Superior, sendo que entre os entraves encontrados pelos graduandos no aprendizado de Botânica encontra-se a utilização de um modelo de ensino conteudista, o que evidencia a necessidade de metodologias diferenciadas, que favoreçam a pesquisa, experimentação, interpretação e reflexão por parte dos graduandos a fim de contribuir para o desenvolvimento de profissionais comprometidos com a transformação do atual contexto do ensino dessa temática. |
dc.creator | Thaís Aline Farias Barros e Ana Carolina Rodrigues Cruz |
dc.created | 2024-06-14 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18105/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2270 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Ensino de biologia |