Reflexões sobre a Sala de Aula Ampliada e o Comodale: Polígono Fedathi em Ação

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18106

  • Título: Reflexões sobre a Sala de Aula Ampliada e o Comodale: Polígono Fedathi em Ação
  • Autor(es): Daniele de Oliveira Xavier, Fernanda Maria Almeida do Carmo, Herminio Borges Neto e Jessica de Castro Barbosa
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 07/10/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2273
  • Código do Recurso: 18106
  • Descrição: A evolução das tecnologias redefiniu as abordagens educacionais, proporcionando oportunidades inovadoras que visam aprimorar o ensino-aprendizagem. Destacam-se, com efeito, as webconferências, ferramentas-chave na Educação a Distância, que relativiza as relações, o tempo e o espaço da realidade educacional. O Ensino Comodale propõe o uso de webconferências para a realização de aulas simultâneas, ou seja, que ocorrem paralelamente na modalidade presencial e a distância. Mencionado procedimento oferece aos estudantes a flexibilidade para participar, sem qualquer prejuízo, das atividades acadêmicas presencial ou virtualmente. Com suporte nesses comentários, objetivou-se mostrar o Comodale MultiMeios, que se utiliza do Polígono Fedathi e dos preceitos do Ensino Comodale para promover flexibilidade, interação e participação ativa dos estudantes. O estudo é classificado como pesquisa-ação, em que a observação participante foi utilizada como coleta de dados. Desse modo, uma disciplina de pós-graduação foi ofertada na modalidade presencial, realizando, conjuntamente, transmissões simultâneas por meio de uma plataforma de webconferência inserida no Moodle MultiMeios. Comprovou-se o comprometimento do docente em valorizar e incentivar a participação de todos os estudantes, estejam esses sob situação virtual ou estado presencial. Ademais, o Comodale MultiMeios promoveu a continuidade das discussões após a finalização da aula síncrona, por intermédio de meios assíncronos, como o fórum, possibilitando uma avaliação contínua e paralela. Concluiu-se que este estudo contribui com novas abordagens no âmbito educacional, ampliando as possibilidades e promovendo uma educação compatível com o estado de coisas contemporâneo.
© Canal CECIERJ 2024