Análise de Redes Sociais: Mapeando Relações entre Pesquisadores nos 13 Anos da Revista EaD em Foco

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18108

dc.type Text
dc.title Análise de Redes Sociais: Mapeando Relações entre Pesquisadores nos 13 Anos da Revista EaD em Foco
dc.description A aprendizagem a distância refere-se ao modo de aprendizado em que alunos e docentes estão fisicamente separados, utilizando tecnologia e ferramentas digitais para participar de atividades educacionais e interagir virtualmente. A revista 'EaD em Foco' ganhou relevância na promoção do debate acadêmico em torno do tema, compartilhando pesquisas, influenciando perspectivas, apontando os desafios e direcionando para os avanços no cenário da Educação a Distância. O trabalho proposto apresenta uma análise cientométrica ao longo dos últimos treze anos das publicações desse periódico, objetivando revelar uma perspectiva abrangente sobre sua influência no âmbito da Educação a Distância. Para tanto, realizou-se uma abordagem quali-quantitativa e uma análise de redes sociais, a qual visa modelar e sustentar uma discussão sobre autoria e (co)autoria em trabalhos entre pares e grupos de pesquisa. A partir disso, exploramos desafios e tendências futuras, oferecendo um roteiro para outras pesquisas, fazendo considerações de ordem política e discutindo a evolução da Educação a Distância no Brasil.
dc.creator Andréia dos Santos Sachete, Alba Valéria de Sant’Anna de Freitas Loiola, Arthur Silva Araújo, Fábio Diniz Rossi e Raquel Salcedo Gomes
dc.created 2024-07-04
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18108/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2284
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Autoria e Coautoria
© Canal CECIERJ 2024