Estado do Conhecimento: o Semipresencial no Ensino Superior

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dc.type Text
dc.title Estado do Conhecimento: o Semipresencial no Ensino Superior
dc.description . O presente artigo teve como objetivo apresentar um estado do conhecimento sobre a educação a distância no Brasil, em especial sobre a educação semipresencial no contexto do Ensino Superior. Para isso, foram elaboradas perguntas-guias que orientam este estudo: como as pesquisas vêm se dedicando ao tema? Quais as abordagens e focos dos estudos? Já a estratégia metodológica está baseada na estrutura de seis passos apresentados por Morosini; Fernandes (2014) sobre a estrutura de um estado do conhecimento. Os dados foram obtidos no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Após a aplicação das técnicas de inclusão e exclusão, foram selecionados 25 artigos para análise. Dentre os principais resultados obtidos destaca-se a formação de professores para atuação no ensino semipresencial como ponto estratégico para uma modalidade de qualidade. Seguido disso, é possível observar a relevância de temas como metodologias, recursos digitais e tendências pedagógicas que englobam o semipresencial na Educação Superior.
dc.creator José Adriano Silva de Oliveira e Bruno Rafael Santos de Cerqueira
dc.created 2024-08-15
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18110/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2286
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Educação a distância
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